Toninho e Marcus Dantas exaltam missão de subir com o Macaé

Marcus Dantas e Toninho Andrade: a dupla que tem a confiança do Macaé (FOTO: Caio Pach/Macaé EFC)


15/04/2023

O Macaé terá uma dupla experiente, à beira do campo, para tentar voltar à primeira divisão do futebol carioca. Campeão brasileiro da Série C, há menos de dez anos, o Alvianil Praiano conta com o técnico Toninho Andrade e o auxiliar Marcus Dantas para montar e comandar a equipe, que treina há duas semanas no campo do CEPE, enquanto o Estádio Moacyrzão segue em obras. E a dupla garante estar focada e ciente do peso da responsabilidade de reconduzir o Leão à elite do Estadual.

Além do título da Série C, em 2014, o Macaé também foi vice na Série D, em 2009, com Toninho como treinador. Portanto, é justo dizer que o treinador, de 59 anos, tem grande identificação com o clube onde volta a trabalhar. Por isso mesmo, ele garante que este foi um ponto decisivo para aceitar o convite. Sobre o campeonato, ele espera dificuldades, mas mostra otimismo quanto ao que a equipe pode fazer.

— O Cristiano (Assis, presidente) me procurou há uns quatro ou cinco meses, me perguntou se eu tinha interesse de vir para Macaé. E eu disse que sim, até pela história que tenho aqui. Nós, treinadores que aceitamos esse tipo de projeto, sempre vamos trabalhar com uma limitação. Mas estamos fazendo o melhor dentro do nosso orçamento. Nesse ano, o campeonato será muito difícil porque o aporte financeiro do Campeonato Carioca voltou. Provavelmente, encontraremos clubes em situação financeira melhor que a nossa, mas estamos buscando jogadores dentro do nosso perfil e que acreditamos que podem dar retorno dentro e fora de campo — disse Toninho, em entrevista ao programa 'Momento do Esporte', citando que o plantel será enxuto, mas ainda não está fechado:

— O projeto está legal, dentro do que a gente tem planejado. Ainda não pudemos juntar todos os atletas, mas acho que conseguiremos até a próxima quarta-feira. O presidente me pediu para fazer o grupo mais enxuto possível, e entendo mesmo que um grupo muito inchado não é bom. Estamos com 18 jogadores apenas, mas calculamos que o ideal seja ter 25 ou 26, já contando com quem vem da base. Os jogadores mais experientes ainda estão para chegar, são um goleiro, um zagueiro, um meia e um atacante. A nossa responsabilidade é muito grande.

Clima familiar pode ajudar no acesso

Além de Toninho, o Macaé terá Marcus Dantas como auxiliar. Técnico com passagens pela Suécia e pelo Nepal, ele comandou o America no título da Segundona de Juniores, há dois anos, e recebeu o chamado do treinador para juntar-se ao Alvianil. Ele considera que esta oportunidade tem tudo para ser positiva não só no ponto de vista coletivo, mas também pessoal:

— Vejo como um agregador para a minha carreira. Poder somar com o professor com a minha experiência é bom para nós dois. E também estar ao lado de um cara com uma bagagem no futebol é uma honra. Tenho total liberdade para compartilhar minhas ideias com ele, o que é um aprendizado.

De fato, o clima no Macaé pode ser considerado de muita união. A própria ligação de Toninho Andrade com o clube prova isso, de modo que o treinador ressalta a proximidade com o supervisor, Tiago Ferreira, que por muitos anos trabalhou como assessor de comunicação do clube. Por tudo isso, a expectativa é por um trabalho em que todos falem a mesma língua e o bom resultado seja visto em campo.

— Eu sou filho único, mas a vida me deu um irmão, que não é de sangue, que é o Tiago (Ferreira). E eu tive que vir a Macaé para ganhar esse irmão. Eu, o Marquinhos e toda a comissão técnica, toda a direção, faremos o melhor para que o Macaé possa voltar à primeira divisão. O Macaé é um clube relativamente novo, mas já tem muitas conquistas. Se você pegar a história do Macaé, ela é muito bonita, muito bacana. E eu espero que a gente possa escrever mais um pedaço dessa história, retornando o time à elite. E aí, o clube pode buscar novas situações a nível de competições nacionais. Entendo que isso é fundamental que um time tenha calendário para sobreviver e para que possa chegar, de novo, a uma Série B — almeja Toninho.

A estreia macaense na Série A2 do Carioca é em 13 de maio, contra o Petrópolis.

Comentários