Búzios e Campos se envolvem em imbróglio que pode mudar rumo da Quintona (FOTO: Divulgação) |
11/03/2023
Mesmo com a tabela já definida, a Série C do Campeonato Carioca pode sofrer uma reviravolta. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pediu vistas de um processo movido pelo Tigres do Brasil, contra o Búzios. Nele, o clube da Baixada Fluminense pede punição ao time da Região dos Lagos pela escalação irregular do zagueiro Cocão. O Tigres, ainda no ano passado, levou o caso ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ), mas perdeu. Recorreu, assim, ao STJD.
De acordo com a denúncia, Cocão foi suspenso, no começo do ano, devido a uma expulsão em um jogo entre Búzios e Ceres, realizado ainda em novembro de 2021. De fato, o TJD deu a Cocão a pena de dois jogos de suspensão. A partida foi válida pela última rodada da competição e o zagueiro não voltou a atuar. Assim, no entendimento do Tigres, deveria ter cumprido a suspensão no início do campeonato seguinte, já em 2022.
Porém, Cocão começou o campeonato jogando normalmente. Ele atuou nas cinco primeiras partidas do Búzios, incluindo uma contra o próprio Tigres, que terminou empatada em 2 a 2. Apenas depois deste jogo, em que foi expulso, é que o jogador cumpriu sua suspensão automática e, aliás, não voltou a campo pelo restante da Série B2. Caso se confirme a irregularidade, o Búzios poderia perder de até 23 pontos. Como acabou a Quartona com 14, ficaria com pontuação negativa e seria, assim, rebaixado.
A medida poderia, assim, mudar a configuração da tabela e até fazer o Campos Atlético voltar para a B2. Rebaixado à Série C para este ano (inclusive já estando na tabela), o Roxinho ficaria à frente do Búzios (caso este perdesse os pontos), do Ceres e do próprio Tigres. A questão fica, agora, nas mãos dos auditores do STJD, que irão analisar o caso de maneira mais cuidadosa.
Se o STJD, que é a última instância esportiva, der ganho de causa ao Tigres e punir o Búzios, pode haver um 'troca-troca' na Série C, com o clube da Região dos Lagos entrando no lugar do Campos. Dessa forma, o campeonato pode ter seu início adiado, já que está previsto para começar em 7 de maio e o Estatuto do Torcedor exige que a tabela e seus participantes sejam definidos 60 dias antes do começo da competição.
Comentários
Postar um comentário