Resende ou Boavista? Campeonato Carioca terá um rebaixado inédito

Há quase 20 anos na elite, Resende e Boavista nunca caíram (FOTO: André Moreira)

06/03/2023

Resende ou Boavista: um deles será rebaixado de maneira inédita para a segunda divisão do Campeonato Carioca em 2023. A decisão irá acontecer nesta quarta-feira (8) e um deles conhecerá o gosto amargo do descenso pela primeira vez. Isto porque, desde que subiram para a elite, ambos nunca deixaram de figurar na Série A.

Com cinco pontos, o Boavista só depende de si para escapar da degola. O time, porém, enfrenta o Volta Redonda, sensação da competição. O lanterna Resende tem quatro e joga diante do Audax, que está quase garantido na Taça Rio. Se vencer, torce contra o Boavista, mas um tropeço o fará ser rebaixado à Série A2 do Carioca, que já começa em maio. Mas algo promete atrapalhar ainda mais o Gigante do Vale.

Em vez de atuar no Estádio do Trabalhador, o Resende terá que ir ao Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. Isto acontece pois seu estádio não tem refletores e os duelos decisivos serão à noite. A FERJ decidiu colocar todos os jogos no mesmo horário para garantir a isonomia a todos os times que ainda brigam por algo na última rodada do Estadual. Portanto, uma última rodada que promete ser dramática.

Times do interior têm longa história na Série A

Mais antigo na primeira divisão, o Boavista joga o Carioca desde 2007. Um ano antes, ganhou a segunda divisão e conquistou, assim, seu acesso. Desde então, passou 16 anos seguidos na Série A, inclusive conquistando o terceiro lugar em 2011, quando também foi vice-campeão da Taça Guanabara. Voltar à Segundona parecia algo distante para o time de Saquarema, mesmo tendo que ir para o desempate com o Nova Iguaçu, em 2015, do qual escapou vivo.

Por outro lado, o Resende é só um pouco mais jovem na elite, onde chegou em 2008. Também em seus primeiros anos, surpreendeu e chegou à final da Taça Guanabara de 2009, perdendo para o Botafogo. O Gigante do Vale se firmou como potência do interior e prometia muito para este ano, mas falhou. Embora tenha batido o próprio Boavista (2 a 1), perdeu o penúltimo lugar para o adversário no último fim de semana.

Veja abaixo um comparativo das campanhas históricas de Boavista e Resende no Campeonato Carioca da primeira divisão: 


 Boavista   Resende 
Jogos 237234
Vitórias 8167
Empates 5762
Derrotas 99105
Gols marcados 318273
Gols sofridos 367376
Estreia na Série A  2007 2008

Comentários