Resende ainda pode disputar elite do Carioca em 2024

Resende pode repetir feito do rival Voltaço neste ano (FOTO: André Moreira/Resende FC)


11/03/2023

Último colocado na Taça Guanabara, a primeira fase do Carioca da Série A, com apenas quatro pontos somados, apenas uma vitória e um empate em 11 jogos, o Resende acabou rebaixado à Série A2. No entanto, como a segunda divisão do Cariocão acontecerá de maio a agosto, caso seja campeão, o Gigante do Vale já estará de volta à elite em 2024. Aliás, repetiria aquilo que seu rival, o Volta Redonda, fez na temporada passada.

O Resende estreou na primeira divisão do Carioca em 2008. Naquele ano, foram cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas, com 27 gols marcados e 33 sofridos, na nona colocação geral. O primeiro jogo foi uma derrota por 2 a 0 para o Botafogo, no Engenhão, mas o primeiro gol significou também o primeiro triunfo: 1 a 0 no Madureira, no Estádio do Trabalhador, através de Jack Jones.

Nos demais duelos contra os grandes, foi goleado pelo Vasco por 5 a 2, em São Januário; perdeu por 4 a 2 para o Flamengo, no Maracanã, e no mesmo local conseguiu empatar por 2 a 2 contra o Fluminense. Em 2009, o Alvinegro do Sul-Fluminense surpreendeu, chegando à final da Taça Guanabara, perdendo para o Botafogo, e repetindo a colocação final do ano anterior. No ano seguinte, teve que jogar um play-off com Duque de Caxias e Friburguense, pois todos haviam empatado em pontos. Após turno e returno, escapou do rebaixamento por ter melhor saldo que o Frizão e terminou na 14ª posição.

Em 2011, o Resende alcançou sua melhor colocação até então, em sétimo lugar. Nos dois anos seguintes, foi ainda melhor: quinto lugar, atrás apenas dos quatro grandes e garantindo um lugar na Série D do Brasileirão. Depois, uma 14º colocação em 2014 e dois nonos lugares nas duas temporadas seguintes. A degola ficou perto em 2017, quando acabou em 11º, e em 2018, em que foi o 14º.

Foi quando veio  início da parceria com o Lyon, da França. Em 2019, o time acabou na liderança da primeira fase, indo para a fase principal, na qual terminou em nono e assegurou um lugar direto no Estadual seguinte, quando ficou em décimo. Em 2021, foi nono e, no ano passado, ficou em sétimo.

Comentários