Pratas-da-casa vêm ganhando mais espaço no America


Matheus Dedo foi um dos destaques da equipe no ano passado (FOTO: Vinícius Lima/America FC)


08/03/2023

O America fracassou na temporada de 2022. Novamente, o clube não viveu um grande ano e acabou precocemente eliminado das duas competições que disputou, a Série A2 do Carioca e a Copa Rio. Porém, um legado positivo deixado foi o aproveitamento de muitos jogadores da base, bem maior do que em anos anteriores.

As pratas-da-casa americanas formaram o grosso do elenco comandado pelo então técnico Hermes Júnior. Foram 12 os jogadores formados no clube que receberam chances na equipe no último ano. Embora poucos tivessem idade de juniores, eles atuaram com frequência na temporada e deverão ser quase todos novamente aproveitados na próxima Segundona. Destaque para o meia Agu e o atacante Guilherme, ambos com 12 partidas cada.

Os dois, aliás, estão entre os atletas que mais entraram em campo pelo America no último ano: só foram superados pelo atacante Andrey, que disputou todos os 13 jogos da temporada. A propósito, no caso de Guilherme, 2022 foi o ano em que ele foi mais vezes titular. Embora tenha atuado 14 vezes em 2021, somou apenas 324 minutos em campo, um período equivalente a apenas três jogos e meio inteiros. Desta vez, o atacante começou jogando em todas as partidas que realizou.

E, se os números já foram bastante positivos nesse sentido, poderiam ter sido ainda maiores. Isso porque o goleiro Jeferson, o zagueiro Giuliano, o meio-campista Coutinho e o atacante Maciel não chegaram a atuar. Alguns deles chegaram a ser relacionados, mas não entraram em campo. Como ainda têm contatos longos, devem estar no time de Alfredo Sampaio, recentemente contratado, em 2023.

Artilheiro da temporada vem da base

O ataque do America também viveu um ano pouco inspirado, com apenas 14 gols marcados. Mesmo assim, a base americana fez um dos artilheiros da equipe no ano. O meia-atacante Matheus Dedo foi um dos destaques da campanha, marcando duas vezes. Ao lado dele, Andrey, Guilherme e Raphael Carioca foram os outros goleadores do time em 2022.


Marquinho é outra cria da base e deve ficar em 2023 (FOTO: Vinícius Lima/America FC)


Matheus Dedo disputou sua primeira temporada como profissional. Vindo da Cabofriense em 2020, o jogador começou recebendo oportunidades no time de juniores e chegou a jogar a Copa São Paulo da categoria pelo Rondoniense (RO), numa leva de jogadores emprestados pelo America. Mais rodado, ganhou a esperada chance no elenco principal e não decepcionou. Ele marcou na derrota para o Sampaio Corrêa (3 a 2) e foi decisivo ao ajudar os rubros a baterem o Artsul (2 a 1), na rodada seguinte da Segundona.

Confira abaixo os jogadores da base americana que ganharam oportunidades em 2022:

12 jogos: Guilherme e Agu
9 jogos: Caio Pacheco
8 jogos: Matheus Dedo
6 jogos: Franck e Brayan
5 jogos: Marquinho e Renan
4 jogos: Lucão
3 jogos: Lipe
2 jogos: Teteu
1 jogo: Anderson Silveira

Comentários