Miguel Couto completa 75 anos de fundação nesta terça-feira

Miguel Couto não joga profissionalmente desde 2017 (FOTO: Gabriel Andrezo)


21/03/2023

Mesmo licenciado das competições atualmente, o dia 21 de março de 2023 ficará na história do Esporte Clube Miguel Couto, que completa 75 anos de fundação. Agremiação esportiva sediada no bairro de mesmo nome na cidade de Nova Iguaçu, fundada a 21 de março de 1948 por João Vieira de Souza, o clube tricolor completa Bodas de Brilhante com o futebol.

Como suas cores são vermelho, azul e branco, tem o apelido de Tricolor da Colina. Seu pequeno estádio, com capacidade para apenas mil pessoas, é o Joel Pereira, que fica no bairro da Grama, diferente da sede social, que está localizada na Rua Gravataí, nº 1, e contém ginásio, piscina e sala de jogos. Apesar de surgir nos anos 40, apenas em 1983 o Miguel Couto estreia no Campeonato Estadual da então Terceira Divisão de Profissionais, ficando em quarto lugar entre 13 participantes, e sem conseguir o acesso à Segundona.

Depois de participar também em 1984, se licencia no ano seguinte, voltando em 1987, na Terceirona, quando sagra-se vice-campeão ao perder o título para o Paduano e é promovido para a Segunda Divisão de Profissionais. Em 1991, o clube iguaçuano é deslocado para o chamado Grupo B da Primeira Divisão, uma espécie de Segunda Divisão, na qual os dois primeiros colocados ao fim do primeiro turno subiriam para o Grupo A (onde estavam os grandes) para a disputa do segundo turno. No entanto, o time tricolor faz péssima campanha, termina em último lugar no primeiro turno e abandona o campeonato.

Volta em 1993, quando disputa a Segunda Divisão, na prática a Terceirona, em função do tal Módulo B da elite. Com uma campanha ruim, advém um novo período de licenciamento, que vai até 2004. O período 'ioiô', então, continua. Faz ótima campanha em 2005, é convidado a integrar a Segunda Divisão em 2006, se licencia em 2007, retorna em 2008 e em 2011 acaba rebaixado à Série C por não disputar a Série B. Volta aos campos em 2013, consegue o vice, mas, por não disputar a Série B no ano seguinte, é novamente rebaixado à Série C.

Em 2016, o Miguelão disputou o Torneio Amistoso promovido pela Ferj para clubes que não disputavam nenhuma das três séries em vigor. Sua última participação na Terceirona estadual foi em 2017, quando terminou em décimo lugar entre 17 participantes, licenciando-se novamente logo em seguida.

Comentários