Jogos da Série A2 do Carioca podem ser exibidos pela TV ALERJ

Clubes aguardam negociação para ter jogos exibidos em TV pública (FOTO: Caroline Dantas)


15/03/2023

O Campeonato Carioca da Série A2 pode ter seus jogos transmitidos pela TV ALERJ em 2023. Em Arbitral realizado nesta segunda-feira (13), os clubes receberam orientações de que as regras para a transmissão de seus jogos na Segundona será diferente em relação às duas últimas temporadas. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ) tenta amarrar um acordo para que as partidas sejam exibidas em canais públicos de televisão. 

Ao contrário de 2021 e 2022, nenhum clube da Segundona está autorizado a transmitir seus jogos em canais próprios. A medida contraria a lei do mandante, que dá aos clubes que jogam em casa a liberdade de distribuir o sinal de suas partidas como preferir. Mas a intenção da FFERJ é televisionar de maneira uniforme os jogos da Série A2. Aliás, não só a TV ALERJ entraria no acordo, mas também as TVs das Câmaras de Vereadores das cidades dos clubes participantes. As equipes também aguardam uma compensação financeira, neste caso.

A TV ALERJ já tem um acordo de longe data com a Federação. Em 2020 e 2021, foi ela que transmitiu os jogos da Série C do Estadual, sempre com um duelo por domingo sendo exibido ao vivo. Com uma equipe própria, a emissora foi a primeira a visibilizar, pela TV, a quinta divisão do Estadual. Desta vez, a negociação envolve representantes da BRAX, empresa de marketing esportivo responsável por fazer o mesmo da Série A do Carioca e na Copa do Brasil.

Se, por um lado, esta medida ainda está sendo estudada, já se sabe que o clube campeão (e que jogará a Série A em 2024) terá que assinar o contrato coletivo de TV para a competição. O clube que desrespeitar esta medida terá que pagar multa diária de R$ 100 mil. A regra consta no Artigo 42 do regulamento da Segundona.

Comentários