Ex-dirigente do Goytacaz se oferece para presidir o Americano

Daniel Machado teria se oferecido para presidir o Americano (FOTO: Divulgação)


06/03/2023

A rivalidade entre Americano e Goytacaz ganhou mais um capítulo insólito na última semana. Isto porque um ex-dirigente do Alvianil se ofereceu para candidatar-se à presidência do maior rival. Daniel Machado, que já trabalhou na diretoria do Goyta, está disposto a presidir o Alvinegro nas eleições que devem acontecer entre abril e maio. A informação foi dada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Goytacaz, Rodolfo Laterça, em nota enviada à Rádio Campos Difusora.

Rodolfo garantiu ter tido autorização de Daniel para se colocar à disposição no sentido de ajudar o Americano. De acordo com ele, o intuito é soerguer o futebol de Campos, de modo que o próprio dirigente garantiu que poderia colaborar ao ceder jogadores para a Série A2 do Campeonato Carioca. No entanto, anda não houve nenhum registro de chapa para a eleição presidencial alvinegra. A possibilidade existiria, ainda segundo Laterça, por Daniel ser sócio-proprietário do clube.

Um dos homens fortes do futebol do Goyta nos últimos anos, Daniel Machado conquistou um acesso à primeira divisão do Carioca em 2017, pelo clube da Rua do Gás. Anteriormente, ele também conseguiu subir com o São João da Barra, da terceira para a segunda divisão, fazendo boas campanhas e passando perto de chegar à Série A. O mandato do presidente Wagner Xavier termina em 14 de maio e o atual mandatário não pretende se candidatar à reeleição.

Leia abaixo a íntegra da nota do presidente do Conselho Deliberativo do Goyta:

"O Daniel Machado é sócio-proprietário remido e aceita ser o presidente do Americano. Ele me autorizou a colocar o nome ele à disposição dos associados. Põe qualquer um como vice-presidente. Vamos fazer o futebol profissional deste clube que vem sofrendo muito por omissão e covardia de diversos ex-presidentes, excetuando o atual presidente, Wagner Xavier, que deve ter gasto mais de R$ 5 milhões pela abnegação ao desporto e por nossa Campos dos Goytacazes.

Sendo o Daniel o presidente, a atual gestão do Goytacaz não medirá esforços em colaborar. Já estamos organizando o elenco para esta temporada. Com nossos atletas, somados aos excelentes valores que já pertencem ao Americano, damos 100% da certeza da permanência do clube na Série A2. Caso queiram assumir depois, o Daniel não se importará em renunciar ao cargo para um alvinegro raiz assumir.

Covardia é o que está acontecendo com o clube, vilipendiado na ocasião da negociata da área nobre, na década passada. O mesmo grupo que sacrificou o Americano é o mesmo que quer que o (Estádio) Ary de Oliveira de Souza seja arrematado em hasta pública.

Rodolfo Laterça
Presidente do Conselho Deliberativo do Goytacaz Futebol Clube"


Daniel e Rodolfo (os dois mais à esquerda) prometem colaborar com rival (FOTO: Agência FERJ)

'Candidatura' divide opiniões no Americano

A 'crise de sucessão' do Americano parece longe do fim. Embora a atual diretoria já esteja em conversas com o gerente de futebol Luciano Portela e o técnico Rafael Soriano com o intuito de reforçar o elenco para a Série A2, a notícia caiu como uma bomba na própria diretoria e, obviamente, entre os torcedores. Houve opiniões divididas entre os que aprovam e desaprovam a presença de um assumido torcedor do Goytacaz à frente do Americano.

O atual vice-presidente do Cano, Fábio Rangel, também comentou a possibilidade de Daniel Machado se candidatar. Ele, que também descarta suceder Wagner Xavier no pleito deste ano, considera que a tentativa de Daniel pode ser viável, desde que respeitando os processos legais. De acordo com ele, o presidente do Conselho Deliberativo, Otávio Fernandes, ainda não recebeu nenhum pedido formalizado para formação de uma chapa nas eleições. Ele citou ainda Amaro Gimenes, ex-presidente do Goytacaz, mas que torcida pelo Americano. Portanto, uma manobra que não seria inédita.

— O Daniel é uma pessoa com quem me dou muito bem, fizemos faculdade juntos. Se ele realmente é sócio-proprietário e seguir tudo que rege o estatuto, então está apto. Mas quem tem que avaliar é o Otávio Fernandes e ele ainda não recebeu nenhum pedido de chapa. Não vou dizer que isso não existe, mas não está concretizado. Sobre um torcedor do nosso rival se candidatar, ele pode tentar. Vivemos em uma democracia e os próprios torcedores do rival, onde tenho muitos amigos, sempre dizem que um dos melhores presidentes que tiveram foi o Amaro Gimenes, que torcia pelo Americano — disse Fábio, à Rádio Campos Difusora.

Nesta terça-feira (7), às 18h30, o Conselho Deliberativo do Americano irá se reunir para discutir tópicos relativos à eleição. Nela, é possível que se defina uma data oficial para o pleito. Inicialmente especulado para ser candidato, o ex-presidente Luciano Viana também descartou a possibilidade. 

Comentários