Clubes do Rio ocupam mesmo grupo na Série D do Brasileiro

Portuguesa e Resende representam o Rio, além do Nova Iguaçu (FOTO: Nathan Diniz)

14/03/2023

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou em seu site todos os detalhes do Campeonato Brasileiro da Série D. A competição terá 64 participantes, incluindo três do Rio de Janeiro: Nova Iguaçu, Portuguesa e Resende. Esta será a 15ª edição da competição e a Portuguesa é o clube carioca mais experiente entre os participantes: vai para a sua sexta participação, a terceira seguida. A Lusa esteve presente em 2016, 2017, 2019, 2020 e 2022.

Já o Nova Iguaçu participa pela quarta vez: disputou também em 2013, 2018 e 2022, mas nunca passou da fase de grupos. Já o Resende, rebaixado no Carioca, vai para sua terceira participação. As anteriores foram em 2013 (chegou ao mata-mata inicial, mas foi eliminado pelo Mixto) e 2015. Ao todo, foram 16 os clubes que representaram o Rio na competição, com um título, o do Volta Redonda, em 2016. Macaé (2009) e Madureira (2010) foram vice-campeões.

Diferentemente dos últimos anos, os clubes cariocas ficaram no Grupo A6, escapando de confrontos contra equipes do Sul do país. Seus adversários na primeira fase serão os capixabas Real Noroeste e Vitória, os mineiros Athletic e Democrata de Governador Valadares, além do Santo André (SP). Após turno e returno, os quatro melhores avançam ao mata-mata e encaram os quatro melhores do Grupo A5, que só conta com agremiações do Centro-Oeste.

Na rodada inaugural, o Nova Iguaçu receberá o Athletic, no Laranjão. A Portuguesa pegará o Real Noroeste, no Luso-Brasileiro e o Resende visitará o Vitória, na capital capixaba. Os duelos estaduais acontecerão na terceira (Portuguesa x Resende), quarta (Nova Iguaçu x Portuguesa) e quinta rodadas (Resende x Nova Iguaçu) do turno e do returno.

Nova Iguaçu e Portuguesa estiveram na edição de 2022 da Série D do Brasileirão. Então no Grupo A7, a Lusa terminou em terceiro lugar, enquanto o Orgulho da Baixada acabou na quinta colocação e foi eliminado. A seguir, o time da Ilha do Governador eliminou Aimoré (RS) e Nova Venécia (ES), caindo nas quartas de final, quando valia o acesso, diante do Amazonas.

Comentários