America anuncia Alfredo Sampaio como novo treinador

Alfredo Sampaio retorna ao America depois de 20 anos (FOTO: Emerson Pereira)


05/03/2023

O America anunciou, neste fim de semana, o nome de seu treinador para a temporada de 2023. Será o experiente Alfredo Sampaio, de volta ao clube que comandou pela última vez há 20 anos, ainda na primeira divisão do Campeonato Carioca. Ele chega com junto com o diretor de futebol Edu Coimbra, também confirmado pelo clube de forma oficial.

Alfredo estava sem clube desde o ano passado, quando levou o Madureira à nona posição no Campeonato Carioca. Mas sua carreira como treinador é longa e começou em 1990, quando se aposentou dos gramados. Zagueiro enquanto estava dentro de campo, assumiu o São Cristóvão seu primeiro desafio profissional. Depois, passou por times como Barreira, Portuguesa, Bangu, Cabofriense, Americano, Bonsucesso e até o Vasco da Gama, que comandou em 2008.

A identificação de Alfredo Sampaio com o America é antiga. Foi no clube que ele começou sua carreira profissional como jogador, no fim da década de 1970. Depois, como técnico, esteve à frente da equipe no Carioca de 2003, quando ficou em sexto lugar. Naquele mesmo ano, disputou o Campeonato Brasileiro da Série C pelo clube, ficando somente na primeira fase. Ele explicou, ao site oficial do clube, os motivos que o levaram a aceitar o convite americano:

— Foi tudo muito rápido. O Edu me ligou e me convidou para comandar o America. Tem pessoas que, quando ligam, a gente não pode negar o convite. E o Edu é uma dessas pessoas, pelo respeito e amizade que tenho por ele. Eu tinha o desejo de retornar ao clube. Já comentei com alguns amigos próximos sobre isso, até porque morei na Tijuca e o America era o quintal da minha casa. Comecei a jogar bola no futsal, aos 10 anos, brincava o Carnaval no clube, então tenho essa relação de vida com o America. Outro ponto fundamental foi a campanha de 2003 no Estadual e no Brasileiro, que foi muito boa e isso me alimentou o desejo de retornar. Entendo que o America é um clube que não pode ficar de fora da Série A. A caminhada não é fácil, mas eu acredito no projeto de retornar o clube ao lugar do qual ele não deveria ter saído.

Atualmente, Alfredo também acumula o cargo de presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SAFERJ). Ele terá pouco mais de dois meses para montar o grupo, junto com Edu Coimbra, visando a Série A2 do Estadual, em maio.

Comentários